quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Viagem ao Carnaval Bijagó: O Carnaval como nunca o viu

Partilhamos abaixo uma recomendação dos nossos amigos no Orango Parque Hotel. Veja o website deles aqui:


Viagem ao Carnaval Bijagó: O Carnaval como nunca o viu
CARNAVAL de ORANGO.
Já reparou que falta pouco para desfrutar de novo do carnaval? Já é altura de pensar onde o quer passar, e no Orango Parque Hotel propomos o nosso circuito personalizável para se surpreender com o mais pitoresco da tradição bijagó. Propomos que conheçam a Guiné Bissau neste Carnaval e se envolvam na cultura Bijagó numa das suas manifestações mais interessantes: o Carnaval.

O que sabe do povo bijagó?

Uma exposição única no Orango Parque Hotel no arquipélago Bijagó na Guiné Bissau mostra-nos este povo mítico, mas também muito real.

Não se preocupe se ainda não sabe nada sobre eles, aconteceu a todos nós… Mas também não se surpreenda se quando chegar perto dos habitantes deste belíssimo canto da África Ocidental quiser saber mais e mais… E os bijagós são um desses povos primitivos que se encontram nos livros de viagens de outros tempos, ou que aparecem nos trabalhos de estudiosos fascinados pela diversidade cultural. Os bijagós são um povo vivo, orgulhoso de uma cultura que, ainda hoje, é parte significativa do seu dia a dia, da sua vida espiritual e das suas celebrações mais singulares.
Poucos lugares conservam uma espiritualidade tão à flor da pele como estas paradisíacas ilhas.
O Orango Parque Hotel é um lugar privilegiado para conhecer melhor os bijagós, e que desde 2016 também alberga nas suas instalações o único museu da cultura Bijagó. Trata-se de uma exposição interpretativa que reúne peças originais e reproduções únicas, cuja recolha significou um valiosíssimo, e às vezes difícil, trabalho de recuperação.
Agora a comunidade bijagó pode admirar estes elementos que fazem parte da sua identidade e dá-los a conhecer aos visitantes do Orango Parque Hotel. Uma boa forma de valorizar a sua cultura, reafirmando-a ao ver o interesse que desperta nos visitantes estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário