segunda-feira, 10 de abril de 2017

Dois dias em Milão

O que fazer em Milão? Fique aqui com estas sugestões dos principais pontos turísticos da cidade da moda italiana.
Fonte: Fugas - Público, joaotiagoliveira.com
Duomo di Milano 

Duomo di Milano
A catedral de Milão é dos edifícios mais imponentes que vais ver nesta cidade. Começou a ser construída no século XIV. Com base no estilo gótico, da praça vê-se um edifício como um monte de rendilhados, enorme, branco e imponente. É impossível passar despercebido. Entrando, bate-nos o frio seco das catedrais. São todas assim. As cinco naves e os vitrais tornam-na um sítio agradável para visitar. Em torno da catedral podes passear. As ruas largas e sem muito trânsito convidam a isso mesmo — um passeio. Nem todas as zonas da catedral são grátis.

Galleria Victtorio Emanuele
Colada à praça da catedral encontras esta galeria. Cheia de lojas, algumas incomparavelmente caras, fazem desta galeria um atractivo para turistas. A arquitectura do local torna-a mui bella: as clarabóias fornecem a luz necessária e os rendilhados continuam, como que ligando com o Duomo, logo ali ao lado. O chão, lustroso e trabalhado, transporta para uma época em que apenas a alta burguesia passeava por aqui.

Galleria Victtorio Emanuele


Passeio a pé pela Via Dante até ao Castelo de Sforesco
A Via Dante é uma rua pedonal inteiramente dedicada a lifestyle. Restaurantes com esplanadas, gelatarias sensacionais, lojas e um sol de Verão que te obriga a ir pela sombra (ou a comer um delicioso gelado!). Pode ir com calma e aproveitar para descansar a mente. No fim desta rua, sugerimos uma ida ao Castelo de Sforesco. Alberga diversos museus e a entrada é paga. No entanto, é recomendável ver a famosa obra de Miguel Ângelo — a Pietà. Num dia de sol aproveite também para dar uma volta pelo exterior, visto que tem bastantes espaços verdes. 

Santa Maria delle Grazie e A Última Ceia
Nota-se que Milão é uma cidade moderna. não há muitas ruas medievais, mas bairros organizados em ruas direitas. Por isso é fácil navegar e guiar-se pelo mapa. Depois de saíres do Castelo de Sforesco, procure por esta pequena igreja e convento dominicano. Ainda são alguns minutos a pé, mas vai valer a pena. Incluída no património da UNESCO, encontras uma pintura de Leonardo da Vinci, A última Ceia. Pode recorrer a um guia para lhe explicar o significado deste quadro que foi pintado numa parede do refeitório. Durante a Segunda Guerra Mundial, depois de intensos bombardeamentos a esta cidade, foi uma das paredes que sobreviveu a este ataque dos Aliados. Para proteger esta pintura foram colocados sacos de farinha que ajudaram a conservar a pintura.

Gastronomia

Comer em Milão é um pouco mais caro do que comer em Portugal. Encontrar locais a um preço acessível para provar uma pizza, por exemplo, não é impossível. Os gelados, esses, são mais caros, mas realmente deliciosos. Pode sempre optar por um granizado que vai refrescar na mesma num dia de intenso calor.

Sem comentários:

Enviar um comentário