segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Primeira vez em Muscat: mar, souqs e a serenidade em Omã

Articulada entre montanhas e o mar, a cidade alongada de Muscat – onde os edifícios são pintados de um branco uniforme por decreto real e a tendência regional da construção em altura passou ao lado da cidade – oferece um refúgio de calma nas águas quentes circundantes. Estabelecida há muitos séculos atrás em redor de um par de portos naturais, a capital de Omã tem mantido tradicionalmente um olho no comércio do Oceano Indico e outro nas antigas rotas do incenso do interior do deserto. Actualmente, com o seu respeito pelo património, as suas elegantes mesquitas, gostos de conservadores, cafés elegantes e as suas petúnias, Muscat é uma cidade defensora da cultura árabe moderna. 



Envolvida com o mar
De muitas formas, Muscat (que significa: ancoragem) tem tudo a ver com o mar e a pesca mantém-se como uma indústria importante. Caminhando por Mutrah Corniche, desde o novo mercado de peixe até ao souq, é fácil ver como a capital é definida pelo seu porto movimentado, com os navios de guerra e os navios de cruzeiro a competir por espaço com os barcos tradicionais de madeira (dhows), os barcos de pesca e um bando de gaivotas.
Para o visitante, algumas das melhores experiências da capital giram em torno do mar, como o banho nas águas calmas de Shangri-La’s Barr al Jissah Resort & Spa, provar o peixe grelhado hamour no restaurante de peixe premiado, The Beach, ou desfrutar da vista para o mar ao pôr do sol num dos hotéis de cinco estrelas da cidade. Do ponto de vista de uma gaivota da costa, dirija-se à marina al Rowdha; os barcos saem ao amanhecer, acompanhados de golfinhos, em direcção aos locais de mergulho de Bandar Khayran.

Aprenda sobre o passado de Omar
Construída sob as receitas de petróleo e os benefícios da boa governação, a história de Omã desde pobreza à riqueza, ao longo do último meio século, é nada mais que um milagre. O novo Museu Nacional no coração da antiga Muscat traça a ascensão de Omã, sob a liderança do líder altamente respeitado do país, o sultão Qaboos, de um fim do mundo esquecido ao país dinâmico e moderno que é hoje. Pose para uma selfie em frente ao palácio do sultão ou visite a vizinha Bayt al Zubair, uma vila tradicional que alberga uma óptima colecção de artesanato de Omã, para sentir a história viva de Muscat. Para uma vista mais doméstica do passado recente da capital, guarde uma hora para uma pérola pouco conhecida o Museu de Arte Moderna no Mutrah Corniche, que oferece um resumo da vida em Muscat antes do actual sultão ter conduzido a ordem de Omani em 1970.



Jante fora – à maneira local
Qualquer um com um gosto pelo sabor local irá desfrutar da nova tendência em Msucat em promover a gastronomia de Omã. Até recentemente, a prova de comida local era restrita à tradicional halwa (uma guloseima gelatinosa) e às tâmaras com qahwa (café cardamomo), servido durante cerimónias oficiais. Na melhor das hipóteses, significa provar shuwa (cordeiro ou cabra assada tradicionalmente confeccionada para um dia na praia) em restaurantes pan-árabes como o delicioso  Kargeen Cafe. Embora possa ainda sentar-se de pernas cruzadas numa carpete duvidosa em Bin Ateeq para uma experiência autêntica de Omar, existe agora uma experiência melhor para ser desfrutada em Bait al Luban. Situada num casa renovada de um comerciante em Mutrah, o menu deste novo restaurante atmosférico inclui uma vasta escolha de pratos nacionais incluindo harees, semelhantes a papas de aveia. 

Compre ouro, franquincenso e mirra
Não é segredo que os árabes da península adoram fazer compras e que a região alberga alguns dos centros comerciais mais extravagantes do mundo. Muscat pode não se gabar do excesso das lojas de retalho do vizinho Dubai, mas o que não tem em marcas compensa em carácter. Nenhuma visita a Muscat estaria completa sem se perder no labirinto Mutrah Souq onde comerciantes indianos vendem a sua mercadoria desde séculos. Os becos estão perfumados com luban (franquincenso), cultivado na província do sul de Omã e maravilhe-se com o ouro usado nos enxovais das noivas. Nos outros locais, especialmente em torno de Qurm, procure caixas feitas com ossos de camelo e tâmaras cobertas de chocolate, carpetes da Pérsia e tapetes do Azerbeijão, contas das pedras semi-preciosas e pashminas que cabem numa aliança. Mais difícil de encontrar, excepto na galeria do património de Omã em Qurm, é o artesanato local como os cestos de pele de camelo, vasos de cerâmica e tapetes de pele de cabra. 

Acrescente um dia extra 
Uma excelente rede de estradas é uma das muitas bênçãos da ordem Omani, portanto com um dia extra é fácil de fazer uma viagem de um dia a partir da capital para explorar o interior lendário. Uma das melhores excursões inclui uma volta em redor da planície Batinah, começando na vila com um castelo de Nakhal. Visite o forte, observe os bandos de rolieiro indianos de asa brilhantes voando sobre as plantações de tâmaras e faça uma pausa junto às fontes termais. Continue ao longo da base das imponentes montanhas Hajar até à antiga capital de Rustaq, coroada por muitos dos outros portos de Omã. Regresse a Muscat por Sawadi, conhecido por uma praia adornada com conchas cor-de-rosa e pontuada por ilhas acessíveis a pé em épocas de maré baixa. 

Dicas:
Quando ir: 
Evite o verão intensamente quente e húmido (de Maio a Setembro, inclusive). Mesmo os moradores de Muscat abandonam a cidade durante estes meses devido à subida de temperaturas insuportável. 

O que vestir:
Enquanto que pode ver calções e tops na praia ou no centro comercial, os locais preferem que os visitantes respeitem a cultura local e cubram os ombros e joelhos. 

Como se deslocar:
Os táxis continuam a ser a maneira mais fácil para se deslocar dentro da cidade, mas há também um serviço de autocarro, chamado Mowasalat, que liga os subúrbios principais.

Fonte: Lonely Planet 

Sem comentários:

Enviar um comentário