quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Dos livros ao mapa uma rota literária


Há sítios que nos inspiram. Quer seja uma serra coberta de belas árvores frondosas, um rio calmo e turquesa ou uma cidade a fervilhar de actividade intelectual, todos temos algum lugar no qual as nossas ideias parecem surgir melhores e maiores.  Como a nós, também aos melhores escritores ao longo dos tempos isto tem sucedido. Assim, pegue no seu marcador e encontre uma cadeira confortável, vamos dar um passeio por
algumas das paisagens mais inspiradoras do Mundo.
E sabe o que já dava um grande livro? A história da TravelTailors e as mais de 2.000 viagens que preparou! 


No Século XIX, a cidade de Boston, no nordeste dos Estados Unidos, fervilhava com a criação de diversos movimentos influentes como o Romantismo Americano, o Realismo Americano e o Transcendentalismo. Com escritores como Henry David Thoreau, Margaret Fuller e James Russell Lowell, não é de admirar que a "Old Corner Bookstore" - onde estes se reuniam - seja considerada o berço da literatura americana. Foi aqui também que abriu a primeira biblioteca gratuita dos EUA, ajudando a cimentar este lugar como a capital intelectual deste país - ou, como alguns lhe chamam, a Atenas da América.



PARIS, FRANÇA 
Ao longo dos séculos, poucas cidades se podem gabar de ter hospedado tantos e tamanhos escritores - Molière, La Fontaine, Voltaire, Rousseau, Balzac, Dumas e Camus, para citar alguns, - como a bela Paris. Muitos deles chegaram inclusivamente a contactar entre si nos carismáticos cafés e bares da cidade. Nenhumamante de literatura consegue ficar indiferente às belas esplanadas onde, há quase dois séculos, "Os Três Mosqueteiros" estava a ser escrito. Sendo uma cidade conhecida pelas mais diversas artes, com o Louvre como ponto de referência, Paris é uma capital mundial também na literatura.



CANÁRIAS, ESPANHA 
Depois de enfrentar duras críticas após o lançamento do seu livro "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", José Saramago, o primeiro escritor de língua portuguesa a receber o prémio Nobel da Literatura, decidiu radicar-se na ilha de Lanzarote, a mais oriental de todas as ilhas do arquipélago das Canárias. Esta ilha vulcânica, de fabulosas paisagens, veio a inspirar os escritos de um dos mais conceituados autores portugueses do Século XX até à data da sua morte. Na ilha, a mescla de areais e de formações geológicas formam um cenário admirável para a construção de histórias e contos.



Considerada Cidade da Literatura pela UNESCO em 2008, Melbourne é o coração do panorama literário australiano. Com a sua multitude de livrarias, bibliotecas e editoras, Melbourne apresenta-se como uma cidade de leitores para leitores, como comprova a realização anual do Melbourne Writers Festival, um evento que promove e divulga o trabalho dos escritores. Situada na zona Sul da Austrália, Melbourne é um autêntico pot-pourri das mais diversas artes, da música à pintura, mas é a literatura que a torna conceituada por todo o Mundo, além de a transformar num destino apetecível para todos os leitores incorrigíveis.



SÃO LEONARDO DA GALAFURA, PORTUGAL 
Um dos mais belos miradouros do país, o Miradouro de São Leonardo da Galafura situa-se numa elevação, com vista privilegiada para onde o rio Douro faz um cotovelo. Oferecendo uma vista esplendorosa sobre as extensas vinhas, as serras cortadas por vales e, claro, o rio - tão pacífico visto daqui -, este miradouro foi descrito por Miguel Torga como sendo "Um poema geológico. A beleza absoluta." Sentado nas rochas que permitem saborear o Sol, a brisa e a paisagem, é fácil concordar. Se a poesia de Miguel Torga inclui alguns dos mais belos versos escritos em português, então a Galafura será certamente parcialmente responsável.



Sem comentários:

Enviar um comentário