quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Balada de uma viagem

A história da Música é quase tão extensa quanto a do próprio Homem. De sopros em pequenas flautas de osso até espectáculos de centenas de instrumentos em salões ou coliseus apinhados, a evolução desta arte tem espelhado a nossa própria enquanto espécie. Historicamente, cada cultura tem desenvolvido os seus estilos de música. Frequentemente, locais como uma cidade são capazes de influenciar todo o panorama musical mundial através da propagação de um novo género. Assim, talvez queira ligar as colunas e ajustar o volume - vamos dar uma volta por algumas cidades
pioneiras de géneros musicais.


GNAOUA, ESSAOUIRA, MARROCOS 
Todos os anos, tem lugar na cidade de Essaouira, em Marrocos, um festival de música que reúne artistas estrangeiros e músicos locais. Aqui, os ritmos dos mais diversos países encontram a música tradicional gnaoua - um estilo colorido, vivo, mexido e cheio de animação que encontramos sobretudo no norte de África. Nesta cidade que até já foi ocupada por Portugal no Século XVI, as ruas enchem-se de movimento, de alegria e de muita música, para todos os gostos. O folclore regional preserva tradições musicais milenares, que ao longo das gerações têm sido transmitidas de pai para filho. Este ano, o festival foi em Junho, e acolheu muitos milhares de visitantes.


JAZZ, NOVA ORLEÃES, EUA 
Lar de um dos músicos mais marcantes do Século XX, Louis Armstrong, Nova Orleães é considerado o berço da música jazz. Sendo uma zona ligada historicamente a culturas como a francesa, a africana e a sul-americana, esta cidade do Louisiana viu a convergência destes estilos dar origem a um novo género musical no início dos anos 1900. Com os tradicionais clubes de jazz e as célebres marchas anuais de Mardi Gras, Nova Orleães continua, mais de uma década depois de ter sido devastada pelo catastrófico furacão Katrina, a ser um local fascinante para visitantes de todos os pontos do planeta.


CLÁSSICA, VIENA, ÁUSTRIA
Durante os Séculos XVIII e XIX, a capital austríaca tornou-se também a capital da Música. Com o mecenato de ricas famílias como a própria família real, músicos de toda a Europa rumaram a Viena para compor as suas peças e executá-las num dos muitos teatros e arenas da cidade. Durante esse tempo, compositores como Mozart, Beethoven, Schubert ou Strauss caminharam pelas históricas ruas da cidade, e retiraraminspiração do rio Danúbio que a divide. Com uma das mais famosas orquestras filarmónicas do Mundo, Viena continua a ser, ainda hoje, um pólo de talento musical clássico.


K-POP, SEUL, COREIA DO SUL 
Criado no início dos anos 90, mas só popularizado no final da mesma década, o K-Pop consiste num estilo musical juvenil que inspirou e moldou o modo de vida das gerações mais jovens. Com ritmos acelerados, espectáculos luminosos e videoclips inusitados, o K-Pop tornou-se popular um pouco por todo o Mundo, com a ajuda da "Onda Coreana", que tem levado a cultura deste país peninsular até ao outro lado do planeta. Por cá, a primeira grande exposição a este género musical surgiu em 2012 com a canção Gangnam Style, de Psy, que bateu a marca dos 2 biliões de visualizações no Youtube.


FADO, COIMBRA, PORTUGAL
Habitualmente cantado a solo com acompanhamento de viola e guitarra portuguesa, o fado é um género musical tipicamente português, de carácter melancólico e saudosista, um pouco à imagem da cultura lusitana. Com raízes incertas, sabe-se que o fado começou a ser conhecido em meados do Século XIX pelas ruas de Lisboa, tendo passado a ser cantado pelos bairros da cidade. Daqui, foi levado para Coimbra, onde foi agarrado pelos estudantes que o tocam com o célebre traje académico envergado. Com executantes como o aclamado Carlos Paredes, o fado de Coimbra trata tradicionalmente de temas como a saudade e a nostalgia, bem como histórias de ciúme e crime.

Sem comentários:

Enviar um comentário